Inmet emite previsão de chuva de leste a oeste da Bahia - Foto: Inmet 556a2m
Chuvas intensas e alerta amarelo do Inmet, colocam Formosa do Rio Preto e outras 327 cidades da Bahia em estado de atenção. O alerta emitido novamente neste domingo (13), destaca o perigo potencial da situação climática.
Segundo o Inmet, o aviso é válido até às 10h da manhã desta segunda-feira (14), mas pode ser prorrogado. A princípio, as condições atmosféricas seguem instáveis, com atenção nas próximas horas.
Cidades como Barreiras, Ibotirama e a zona rural de Formosa do Rio Preto, registraram chuvas nas últimas horas, mas sem maiores intercorrências.
O alerta amarelo emitido prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h, podendo chegar a 50 mm em um único dia, além de ventos intensos, que variam entre 40 e 60 km/h. Embora o risco de desastres seja considerado baixo, existe a possibilidade de:
Portanto, o Inmet orienta a população a evitar o uso de aparelhos eletrônicos conectados à tomada durante os temporais. Além disso, é fundamental não se abrigar debaixo de árvores e manter distância de postes e estruturas metálicas.
Outros estados do Nordeste também estão sob o mesmo alerta, como Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí e Sergipe. Ou seja, grande parte da região enfrenta um cenário de instabilidade, exigindo cautela da população.
Fortes chuvas causaram diversos estragos em cidades da Bahia entre a sexta-feira (11) e o sábado. Em Camacan, no sul do estado, mais de 100 famílias ficaram desalojadas. Os bairros mais atingidos foram Centro, Cidade Alta e Portelinha, com alagamentos, ruas danificadas e destelhamentos causados pelos ventos. A água subiu cerca de 50 cm após uma chuva intensa de 500 mm em uma hora, segundo o prefeito Paulo Cesar Bomfim.
Guanambi, no sudoeste, também sofreu com temporais, que derrubaram árvores, estruturas e causaram interrupções no fornecimento de energia. Houve registro de interdição de parte da BR-030. A chuva prejudicou também a realização de uma feira de negócios.
No norte da Bahia, cidades como Juazeiro, Irecê e João Dourado registraram volumes elevados de chuva. Em Irecê, foram 90 mm em menos de uma hora, o maior índice desde 2020, mas sem desalojados. Em Juazeiro, houve registros de até 70 mm em uma hora, e a Defesa Civil.
Siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
O Secretário de Políticas Especiais de Bom Jesus da Lapa, no Oeste da Bahia, Fábio…
Pelo menos duas pessoas morreram em um grave acidente registrado nas primeiras horas da manhã…
Veja resultado da Mega-Sena 2867, com dezenas sorteadas neste sábado, 24 de maio de 2025
Um casal foi morto no final da madrugada deste sábado (24) em Tabocas do Brejo…
Wilson Aragão, cantor e compositor baiano, morreu aos 75 anos neste sábado (24). Ao lado…
A Polícia Militar registrou pelo menos três episódios de violência urbana em Formosa do Rio…
This website uses cookies.