Claudia Leitte pode ser impedida de se apresentar no Carnaval de Salvador após petição do Idafro. 382bt
O Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afrobrasileiras (Idafro) solicitou ao Ministério Público da Bahia (MP-BA) que a prefeitura de Salvador e o Governo do Estado proíbam a contratação de Claudia Leitte para apresentações no Carnaval de 2024. O pedido se baseia na polêmica alteração da palavra “Yemanjá” para “Yeshua” na música Caranguejo, levando a cantora a responder a processos por racismo e intolerância religiosa.
A petição foi protocolada nesta quinta-feira (30) e endereçada à promotora Livia Santana e Sant’Anna Vaz, da Promotoria de Justiça Especializada no Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa. O Idafro argumenta que os shows da artista promovem a intolerância religiosa.
O documento cita o Decreto nº 10.932, de 10 de janeiro de 2022, que ratificou a Convenção Interamericana contra o Racismo. O artigo 4º dessa convenção determina que os Estados devem prevenir e punir atos de intolerância religiosa e discriminação racial, proibindo o financiamento de atividades que incentivem tais práticas.
A polêmica começou em dezembro de 2023, quando Claudia Leitte, evangélica, substituiu o nome da entidade de matriz africana “Yemanjá” por “Yeshua” em um show. A modificação gerou indignação de religiosos do candomblé e da umbanda, levando à abertura de dois processos: um criminal, por racismo e intolerância religiosa, e outro de direitos autorais, movido pelos compositores da canção.
Claudia Leitte se manifestou sobre o caso, destacando que repudia qualquer tipo de discriminação. Segundo a artista, o debate sobre racismo e intolerância religiosa deve ser tratado com seriedade e respeito.
Agora, a decisão sobre a participação da cantora no Carnaval de Salvador está nas mãos do Ministério Público da Bahia.
Clique e siga o canal no WhatsApp e leia mais em Portal do Cerrado
Luís Eduardo Magalhães - O Arraiá de Lem 2025, promete ser um dos maiores eventos…
O Arraiá da Capital do Oeste é confirmado pela Prefeitura de Barreiras e promete agitar…
Aos 79 anos de idade, João Leão, ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal pelo…
Governo proíbe Melissa, Pingo Preto e Oficial por venderem “café contaminado” sem grão na fórmula,…
Na manhã desta sexta-feira (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 28,15 kg de cloridrato…
Um homem foi morto a tiros dentro da própria residência, na noite desta quinta-feira (22),…
This website uses cookies.