Em seguida, o filme aborda os problemas, provocados principalmente pelos latifúndios do agronegócio, cujo modelo de exploração se baseia na monocultura da soja e na pecuária.
Desmatamento indiscriminado, uso de pesticidas banidos no resto do mundo, extinção da fauna e da flora, contaminação dos rios, desertificação e outras mazelas são denunciados com firmeza. A narrativa se desloca para a seara da política. Latifundiários são ouvidos e seus discursos são constrangedores de tão frágeis.

O agronegócio só beneficia os grandes proprietários, não gera emprego e nem riqueza para a região, muito pelo contrário. A esse modelo o filme contrapõe a agricultura familiar, que fixa as populações no campo, produz alimentos de mais qualidade e respeita o meio ambiente. Uma dupla de atores -Juliano Cazarré e Valéria Pontes- faz constantes intervenções com informações que ampliam a perspectiva. Seus melhores momentos são aqueles em que oferecem dados e argumentos que desautorizam as falas dos grandes proprietários e sua lógica movida apenas pelo lucro. 6l616j

Essa devastação é permitida pelo novo Código Florestal, daí o empenho do filme em defender a Lei do Cerrado, embora não forneça maiores elementos sobre o andamento dessa luta.
Paralelamente, mostra as duras discussões sobre o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, em Goiás, e a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no mesmo estado, destacando a resistência dos ruralistas, que incendiaram cerca de um quarto da superfície da reserva em represália à ampliação.

Numa linguagem direta, sem preocupações formais ou artísticas, o filme se assume como instrumento de combate. Algumas vezes há redundâncias -como as imagens servindo meramente para ilustrar alguma fala-, um didatismo um tanto excessivo e desnecessário em certos momentos, uma incômoda fragmentação na apresentação da enorme quantidade de preciosas informações, ou a insistência em tratar a beleza da fauna e da flora como cartão-postal.

Mas isso tem pouca importância diante da catástrofe que o filme revela com coragem.

 

SER TÃO VELHO CERRADO
Produção:  Brasil, 2018
Direção:  Direção André D’Elia
Quando:  Estreia nesta quinta (9)
Classificação:  Livre
Avaliação:  Bom

 

 

Veja trailer:

 

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

Publicado por
Darlan A. Lustosa
% dias atrás

POSTAGENS RECENTES 2i511h

Detran-BA oferece 12 mil vagas para CNH gratuita em 2025 y2j14

CNH gratuita Bahia – O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai disponibilizar 12…

% dias atrás

Prefeito Zezo provoca Formosa do Rio Preto de forma bem-humorada após vaquejada em Santa Rita 687049

O prefeito Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, aproveitou o clima de descontração da…

% dias atrás

PM apreende armas e prende dois homens em Santa Rita de Cássia 2j4l5i

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, no Oeste…

% dias atrás

Vice-prefeita deixa Secretaria de Saúde de Santa Rita de Cássia 96l42

A vice-prefeita de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, Leila Serpa (PSD), deixou…

% dias atrás

Zé Neto & Cristiano e Nattan estão no Arraiá de LEM; veja programação 512o17

Arraiá de LEM em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, acontece entre os dias 27 de…

% dias atrás

Vice-prefeito de cidade da Bahia morre em acidente 4z4x

O vice-prefeito da cidade de Ribeirão do Largo, na região de Vitória da Conquista, no…

% dias atrás

This website uses cookies.