O agronegócio só beneficia os grandes proprietários, não gera emprego e nem riqueza para a região, muito pelo contrário. A esse modelo o filme contrapõe a agricultura familiar, que fixa as populações no campo, produz alimentos de mais qualidade e respeita o meio ambiente. Uma dupla de atores -Juliano Cazarré e Valéria Pontes- faz constantes intervenções com informações que ampliam a perspectiva. Seus melhores momentos são aqueles em que oferecem dados e argumentos que desautorizam as falas dos grandes proprietários e sua lógica movida apenas pelo lucro. 6l616j
Essa devastação é permitida pelo novo Código Florestal, daí o empenho do filme em defender a Lei do Cerrado, embora não forneça maiores elementos sobre o andamento dessa luta.
Paralelamente, mostra as duras discussões sobre o plano de manejo da Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto, em Goiás, e a ampliação do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, no mesmo estado, destacando a resistência dos ruralistas, que incendiaram cerca de um quarto da superfície da reserva em represália à ampliação.
Numa linguagem direta, sem preocupações formais ou artísticas, o filme se assume como instrumento de combate. Algumas vezes há redundâncias -como as imagens servindo meramente para ilustrar alguma fala-, um didatismo um tanto excessivo e desnecessário em certos momentos, uma incômoda fragmentação na apresentação da enorme quantidade de preciosas informações, ou a insistência em tratar a beleza da fauna e da flora como cartão-postal.
Mas isso tem pouca importância diante da catástrofe que o filme revela com coragem.
SER TÃO VELHO CERRADO
Produção: Brasil, 2018
Direção: Direção André D’Elia
Quando: Estreia nesta quinta (9)
Classificação: Livre
Avaliação: Bom
Veja trailer:
CNH gratuita Bahia – O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai disponibilizar 12…
O prefeito Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, aproveitou o clima de descontração da…
Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, no Oeste…
A vice-prefeita de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, Leila Serpa (PSD), deixou…
Arraiá de LEM em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, acontece entre os dias 27 de…
O vice-prefeito da cidade de Ribeirão do Largo, na região de Vitória da Conquista, no…
This website uses cookies.