Imagem NIAID 634a2a

Um levantamento feito pelo Instituto Todos pela Saúde (ITpS) a partir de 640 exames positivos para o coronavírus identificou que 31,7% das infecções foram causadas pela variante Ômicron. Feito em parceria com os laboratórios Dasa e DB Molecular, a análise considerou 30,4 mil testes RT-PCR realizados pelos laboratórios em 16 estados brasileiros durante os dias 1º e 25 de dezembro.

Entre os testes positivos, 203 (31,7%) indicaram a presença da variante Ômicron em oito Estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Bahia, Goiás, Santa Catarina e Tocantins.

Em nota, a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia informou ao jornal CORREIO que o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia Lacen-BA tenha amostras sequenciadas com resultado positivo para a ômicron.

Ressaltamos que existe uma portaria estadual na qual todos os laboratórios devem registrar nos sistemas oficiais esse tipo de sequenciamento e até o momento não há registros. Portanto, não há como confirmar isto. Reconhecido como a 3ª maior unidade de vigilância laboratorial do país e classificado na categoria máxima de qualidade pelo Ministério da Saúde, o Lacen-BA já analisou 800 amostras em mais de 200 municípios e não detectou essa variante”, diz a nota.

O porcentual da Ômicron em relação às amostras positivas vem subindo dia após dia. Na última semana, 40% das infecções analisadas eram causadas pela variante. No dia 25, essa relação chegou a 75%.

Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES 2i511h

Bombeiros resgatam vítima de acidente em São Desidério 6f5w1l

Equipes do Corpo de Bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, resgataram uma vítima de…

% dias atrás

Carreta carregada com grãos fica destruída em incêndio no Oeste da Bahia 3g2p6b

Um incêndio destruiu uma carreta bitrem carregada com grãos, no final da tarde de sexta-feira…

% dias atrás

Prefeito anuncia primeiras atrações do Arraiá de LEM 2025 6qg2c

Luís Eduardo Magalhães - O Arraiá de Lem 2025, promete ser um dos maiores eventos…

% dias atrás

São João de Barreiras, na Bahia, tem 40 atrações 6n1s1q

O Arraiá da Capital do Oeste é confirmado pela Prefeitura de Barreiras e promete agitar…

% dias atrás

Aos 79 anos, João Leão anuncia novo desafio político – envolve o filho Cacá 3x3w4b

Aos 79 anos de idade, João Leão, ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal pelo…

% dias atrás

Café Fake: Mapa proíbe três marcas por contaminação 4o1a5x

Governo proíbe Melissa, Pingo Preto e Oficial por venderem “café contaminado” sem grão na fórmula,…

% dias atrás

This website uses cookies.