Foto: Fabio Rodrigues Pozebom - Agência Brasil 1ct2x
O juiz federal Waldemar Claudio de Carvalho, da 14ª Vara em Brasília, determinou hoje (4) que o Congresso Nacional crie, em até 30 dias, uma comissão de auditoria para analisar
a dívida externa do país. Em caso de descumprimento, foi determinada aplicação de multa pessoal de R$ 100 mil ao presidente do Congresso, senador Eunício Oliveira.
A liminar atendeu a um pedido feito pela Associação Auditoria Cidadã da Dívida. De acordo com a entidade, há 30 anos, desde a promulgação da Constituição, o Congresso deveria ter criado a comissão. De acordo com o artigo 26, o Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADCT), no “prazo de um ano a contar da promulgação da Constituição, o Congresso Nacional promoverá, através de comissão mista, exame analítico e pericial dos atos e fatos geradores do endividamento externo brasileiro”
Ao decidir a questão, o magistrado concordou com os argumentos da associação e fez considerações pessoais sobre o tema.
“Diante dos alarmantes números que compõem o tema, a sociedade brasileira necessita de respostas, mormente em relação à finalidade de cada contrato, ao efetivo cumprimento dos acordos, à aplicação dos recursos, aos reajustes das dívidas, à possível ocorrência de prescrição, à identificação de credores, ao refinanciamento das dívidas. Enfim, urge saber o que se deve e a quem se deve”, disse.
Equipes do Corpo de Bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, resgataram uma vítima de…
Um incêndio destruiu uma carreta bitrem carregada com grãos, no final da tarde de sexta-feira…
Luís Eduardo Magalhães - O Arraiá de Lem 2025, promete ser um dos maiores eventos…
O Arraiá da Capital do Oeste é confirmado pela Prefeitura de Barreiras e promete agitar…
Aos 79 anos de idade, João Leão, ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal pelo…
Governo proíbe Melissa, Pingo Preto e Oficial por venderem “café contaminado” sem grão na fórmula,…
This website uses cookies.