MPBA vê irregularidades em concorrência para contratação de empresa de limpeza em Barreiras e pede suspensão de edital - Foto: Prefeitura de Barreiras 1d1f5g

O Ministério Público da Bahia recomendou ao município de Barreiras a suspensão da tramitação da concorrência pública nº 005/2022 para contratação de empresa de coleta e transporte de resíduos sólidos de saúde com os serviços de limpeza urbana em razão de irregularidades no processo istrativo.

Na recomendação, do dia 22 de junho, o promotor de Justiça André Luís Fetal, afirma que foi registrada no MP uma representação denunciando a junção dos serviços de coleta e transporte de resíduos sólidos de saúde com os serviços de limpeza urbana, coleta e transporte de resíduo comercial e domiciliar no edital da concorrência pública n. 005/2022. 

“No entanto a aglutinação entre a coleta de resíduos sólidos comuns e aqueles oriundos das atividades de saúde é prática censurada há bastante tempo por vários Tribunais de Contas do país e outros órgãs de controle, por contrariedade ao artigo 23, da Lei Federal n. 8666/93 e ao artigo 47, da Lei Federal n. 14.133/2021, em flagrante ofensa à isonomia e à competitividade da licitação”,

destacou o promotor de Justiça André Luis Silva Fetal.

O órgão recomendou ainda que o município de Barreiras não homologue ou inicie a execução contratual; que, no exercício do poder de autotutela, em até 30 dias, promova a anulação da concorrência pública e o distrato de eventual contrato assinado, em virtude dos vícios insanáveis que restringiram a competitividade do certame; e que, caso entenda conveniente e oportuna a realização de nova licitação para a contratação de empresa especializada na prestação de serviços públicos de limpeza urbana, que o novo edital não contenha condição restritiva à competitividade, especialmente a aglutinação em lote único dos serviços de coleta regular de resíduos sólidos de saúde com os demais serviços relacionados à limpeza urbana.

O promotor ressaltou ainda  que o vultoso valor da contratação objeto da concorrência pública, estimado em mais de R$ 28 milhões, e o término do julgamento das propostas exigiu uma intervenção do Ministério Público. Além disso, a licitação contou com apenas uma empresa habilitada, o que “denota a existência de efetiva falta de competitividade, considerando a existência de outras pessoas jurídicas atuando na região oeste, especificamente no ramo de coleta e transporte de resíduos da área de saúde”, afirmou.

Portal do Cerrado

No Portal do Cerrado, a redação é especializada em produzir notícias atualizadas e conteúdo de qualidade, com foco em acontecimentos do Oeste da Bahia e regiões vizinhas. Utilizamos as melhores práticas para garantir que as publicações estejam sempre em destaque, alcançando um público cada vez maior.

POSTAGENS RECENTES 2i511h

Homem é socorrido após introduzir coco no ânus k2e3c

Homem de 53 anos é socorrido após introduzir coco no ânus, na cidade de Belém,…

% dias atrás

Detran-BA oferece 12 mil vagas para CNH gratuita em 2025 y2j14

CNH gratuita Bahia – O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai disponibilizar 12…

% dias atrás

Prefeito Zezo provoca Formosa do Rio Preto de forma bem-humorada após vaquejada em Santa Rita 687049

O prefeito Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, aproveitou o clima de descontração da…

% dias atrás

PM apreende armas e prende dois homens em Santa Rita de Cássia 2j4l5i

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, no Oeste…

% dias atrás

Vice-prefeita deixa Secretaria de Saúde de Santa Rita de Cássia 96l42

A vice-prefeita de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, Leila Serpa (PSD), deixou…

% dias atrás

Zé Neto & Cristiano e Nattan estão no Arraiá de LEM; veja programação 512o17

Arraiá de LEM em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, acontece entre os dias 27 de…

% dias atrás

This website uses cookies.