Ana Luíza Marques/Direitos Reservados/Agência Brasi 1f1p3r

Após visitar São Paulo e Salvador, a ativista paquistanesa Malala Yousafzai, vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 2014, desembarcou no Rio de Janeiro e conheceu na tarde de hoje (11) um projeto que aborda os direitos da mulher negra por meio do grafite. Trata-se do AfroGrafiteiras, desenvolvido pela Rede Nami.

Malala visitou um dos locais onde o projeto é desenvolvido: a comunidade Tavares Bastos, no bairro do Catete, zona sul do Rio de Janeiro. Ali, conheceu obras de mais 100 artistas colorem muros no local. Convidada, paquistanesa se arriscou no spray e deixou um registro próximo a uma imagem da vereadora Marielle Franco, símbolo da luta pelo direito das mulheres, assassinada em março desse ano. A ativista também recebeu de presente um quadro e foi homenageada com um grafite.

“Usamos o grafite como forma de educação. Esperamos que, através dele, as mulheres consigam entender os seus direitos”, explica a grafiteira Panmela Castro, fundadora da Rede Nami. Ela defende a arte de rua como um instrumento para expressar inquietações e incentiva as mulheres a se aventurarem pelo grafite e promoverem mudança por meio dele.

Panmela já coloriu paredes em diferentes cidades do mundo, como Berlim, Toronto e Joanesburgo. Sua trajetória na arte remonta a 2008, quando criou o projeto “Grafiteiras pela Lei Maria da Penha”, que promove oficinas em escolas públicas. No projeto AfroGrafiteiras, a cada ano, uma turma de mulheres participa de um curso de oito meses. Chegando em sua quarta edição, a iniciativa já soma mais de 100 beneficiadas.

Após a visita à comunidade Tavares Bastos, Malala assistiu à partida da semifinal da Copa do Mundo entre Croácia e Inglaterra em um quiosque de Copacabana, acompanhada de seu pai. A previsão é de que ela fique no Rio de Janeiro até sexta-feira (13). A ativista comemora seu aniversário amanhã (12), quando completará 21 anos.

Atentado 6a1x4w

Malala recebeu Prêmio Nobel da Paz quando tinha apenas 17 anos, se tornando a pessoa mais jovem a alcançar o feito. Ela é conhecida por sua luta em defesa do o das mulheres à educação na região de sua terra natal, no nordeste do Paquistão. Com o incentivo de seu pai, que é professor, Malala começou a escrever para veículos ingleses aos 11 anos relatando o seu cotidiano. Com o aumento de sua popularidade, ela foi alvo de uma tentativa de homicídio realizada por talibãs em 2012.

Após sobreviver ao atentado, a ativista se mudou para a Inglaterra , onde ou a liderar um movimento internacional pelo direito à educação. No fim de março, ela retornou ao Paquistão pela primeira vez desde que deixou o país.

Malala faz um pênalti durante encontro com garotas adolescentes do Complexo da Penha que trabalham com organização de futebol Street Child United na praia de Copacabana – Ricardo Moraes/Reuters/Direitos Reservados 2w6e3b
Darlan A. Lustosa

Darlan Alves Lustosa é natural de Formosa do Rio Preto, no extremo Oeste da Bahia, onde construiu uma sólida trajetória de envolvimento comunitário e defesa dos direitos locais. Com registro profissional 6978/BA e longa experiência como escritor e jornalista, Darlan é um entusiasta da política como ferramenta de transformação social. Ao longo de sua carreira, tem se dedicado a reportagens e artigos que buscam informar, educar e inspirar os leitores a participarem ativamente da vida cívica. Além de escrever para o Portal do Cerrado, Darlan também é sindicalizado e participa ativamente de iniciativas que promovem o desenvolvimento regional e o fortalecimento das causas populares. Sua atuação inclui a organização de eventos, como o Seminário de Combate ao Racismo Institucional e a Palestra do Defensor Público do Estado da Bahia, ambos realizados em Formosa do Rio Preto, com o objetivo de incentivar o diálogo e a justiça social. Darlan acredita que informar é um ato de responsabilidade social, e seu compromisso com a verdade e a precisão jornalística se reflete em cada publicação. Ele vê o Portal do Cerrado não apenas como um canal de notícias, mas como uma plataforma para fortalecer a voz do Oeste da Bahia e dos seus habitantes.

POSTAGENS RECENTES 2i511h

Detran-BA oferece 12 mil vagas para CNH gratuita em 2025 y2j14

CNH gratuita Bahia – O Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) vai disponibilizar 12…

% dias atrás

Prefeito Zezo provoca Formosa do Rio Preto de forma bem-humorada após vaquejada em Santa Rita 687049

O prefeito Zezo Aragão, de Santa Rita de Cássia, aproveitou o clima de descontração da…

% dias atrás

PM apreende armas e prende dois homens em Santa Rita de Cássia 2j4l5i

Na manhã desta quinta-feira (29), a Polícia Militar de Santa Rita de Cássia, no Oeste…

% dias atrás

Vice-prefeita deixa Secretaria de Saúde de Santa Rita de Cássia 96l42

A vice-prefeita de Santa Rita de Cássia, no Oeste da Bahia, Leila Serpa (PSD), deixou…

% dias atrás

Zé Neto & Cristiano e Nattan estão no Arraiá de LEM; veja programação 512o17

Arraiá de LEM em Luís Eduardo Magalhães, na Bahia, acontece entre os dias 27 de…

% dias atrás

Vice-prefeito de cidade da Bahia morre em acidente 4z4x

O vice-prefeito da cidade de Ribeirão do Largo, na região de Vitória da Conquista, no…

% dias atrás

This website uses cookies.