Adolfo Menezes (PSD) eleito novo presidente da Alba, mas afastado do cargo — Foto: Reprodução / Redes Sociais 644122
O Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o afastamento imediato de Adolfo Menezes da presidência da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba). A decisão, assinada por Gilmar Mendes, atendeu a um pedido do deputado Hilton Coelho (PSOL), que alegou inconstitucionalidade no terceiro mandato consecutivo de Menezes. O caso será analisado no mérito posteriormente.
Embora o ministro Gilmar Mendes não tenha anulado os atos istrativos de Menezes, ele destacou que o STF já firmou entendimento sobre o limite de uma reeleição consecutiva em cargos legislativos. A decisão é liminar, mas o deputado permanecerá afastado até o julgamento final. A Alba informou que recorrerá enquanto aguarda o julgamento do mérito.
Em entrevista, Adolfo Menezes afirmou que recebeu a decisão “com tranquilidade” e destacou que o problema está na legislação, que não limita reeleições para cargos legislativos como faz com cargos executivos. Sua defesa pretende recorrer enquanto o caso segue em tramitação.
Adolfo Menezes tem 66 anos e é de família com tradição na política da cidade de Campo Formoso, no centro-norte da Bahia. Se elegeu prefeito do município em 2012, mas a maioria dos mandatos foi na Alba.
O deputado estadual assumiu o cargo pela primeira vez em 2007. De lá para cá, foi reeleito para o posto sucessivamente.
Nas eleições de 2022, Adolfo Menezes se tornou o terceiro mais votado, com 107.747 votos. O deputado ficou atrás apenas de Ivana Bastos (118.417 votos) e de Alex da Piatã (114.778 votos).
Equipes do Corpo de Bombeiros do 17º Batalhão de Bombeiros Militar, resgataram uma vítima de…
Um incêndio destruiu uma carreta bitrem carregada com grãos, no final da tarde de sexta-feira…
Luís Eduardo Magalhães - O Arraiá de Lem 2025, promete ser um dos maiores eventos…
O Arraiá da Capital do Oeste é confirmado pela Prefeitura de Barreiras e promete agitar…
Aos 79 anos de idade, João Leão, ex-vice-governador da Bahia e atual deputado federal pelo…
Governo proíbe Melissa, Pingo Preto e Oficial por venderem “café contaminado” sem grão na fórmula,…
This website uses cookies.